h1

Análise Crítica

40 anos atrás nascia a ARPANET, a antecessora da Internet. O sistema que revolucionaria o mundo e as relações pessoais e profissionais, surgia unicamente como um meio de guardar informações em mais de um lugar, originada para fins militares, e mais tarde, aperfeiçoada para as Universidades americanas. Apesar de tais características, haviam se passado apenas 4 anos quando a Internet atingiu 50 bilhões de pessoas, graças ao fim da Guerra Fria e da abertura da rede para o público em geral.
A internet evoluiu a passos largos, de sistema de armazenamento saltou para meio de comunicação e chegou aos anos 90 se transformando na quarta mídia. Aos poucos a Internet dominou os lares mundiais, se tornou mania, criou alicerces e se tornou ferramenta essencial na vida das pessoas. Quem consegue se imaginar sem a internet? Essencial em todos os processos do dia-a-dia a Internet engoliu a rádio, os jornais, revistas e aos poucos ameaça absorver a Televisão também. Que habilmente revidou com a invenção da TV digital e sua interatividade.
A publicidade, hoje em dia, é a maior mantenedora dos sites espalhados na internet. A rede virtual tem sido sinônimo de livre acesso, mas hospedar um site ou ter um servidor custa muito dinheiro. Para conseguir seu espaço na rede, ou domínio, é necessário muito apoio dos patrocinadores e dos banners e pop-ups. O comércio eletrônico se tornou uma grande ferramenta e facilitou relações e diminuiu a distância entre empresas e consumidores, hoje é muito mais fácil fazer a compra desejada, ou atingir o objetivo de vendas. A internet se tornou uma ferramenta de relacionamentos pessoais e profissionais.
A grande questão que fica nesse 40 anos da rede está exatamente na dependência desse meio. No ano 2000, o réveillon foi cheio de insegurança, o temor de que um Bug apagasse as informações e derrubasse sites foi como se temêssemos o fim do mundo. Quase dez anos depois a necessidade na internet praticamente quadriplicou, e é hora de se fazer a seguinte pergunta: A internet é eterna? Se depender de todos, ela não só é eterna, como sustenta a vida da sociedade.
A queda da internet, no âmbito atual, seria como derrubar todas as moedas e finanças do mundo, quebrar as relações que se construíram e regredir no tempo. Não há dúvidas de que os esforços para manter a internet funcionando serão os maiores possíveis, e que ainda há muito que se explorar nessa ampla rede. Mas os mais precavidos devem começar a imaginar em outras alternativas ao maior sistema já conhecido.

Deixe um comentário